quarta-feira, 28 de junho de 2006

Ontem fui ver o Mestre!



Entrei no Speakeasy ao som de "Cai neve em Nova York, faz sol no meu país, faz-me falta Lisboa para me sentir feliz..." e fiquei deliciada com o resto do concerto!!

És o nosso Mestre !! O Messias!!

Tu ao piano... cantaste as tuas musicas azuis (que só mais tarde percebi que eram os blues!!) e encantaste o público!

Como tu tão bem disseste: "Se o Rui Veloso é o pai do rock português, eu sou a mãe." in Queima das Fitas do Porto, 2004

És concerteza!!

"José Cid: Nasceu na Chamusca a 4 de 1942. A fama chegou-lhe inicialmente através da sua participação como teclista e vocalista no Quarteto_1111 onde obteve grande êxito com a canção "A lenda de El-Rei D.Sebastião". Esta canção, inovadora para a época, apresentava sons diferentes daqueles a que o público estava habituado, com reflexos psicadélicos Ainda com o quarteto, concorreu ao festival da canção de 1968 com "Balada para D.Inês".
Em 1973 a banda adopta o nome Green Windows numa tentativa de internacionalização.
Uma das suas composições mais conhecidas, "Ontem, Hoje e Amanhã", recebe o prémio "outstanding composition" no Festival Yamaha de Tóquio em 1975, certame a que tinha concorrido já em 1971 com "Ficou para Tia".
Em 1978 publica o álbum "10,000 anos depois entre Vénus e Marte" um marco na história do rock progressivo, que vem a obter mais tarde reconhecimento a nível internacional.
José Cid concorreu ao Festival da Canção de 1978 com três composições, alcançando o 2º lugar com "O meu piano". Em 1980 com a canção "Um grande, grande amor", vence este certame com 93 pontos.
No eurofestival da canção de 1980, José Cid conquista um honroso 7º lugar com 80 pontos entre 19 concorrentes.
É o autor de outros grandes êxitos, como "Olá vampiro bom", "A Rosa que te dei", "Como o macaco gosta de banana", "Mosca Superstar" ou "Cai neve em Nova York".
É monárquico e vive actualmente na Anadia.

2 comentários:

ManUel disse...

o mestre? josé cid mestre? ó meu deus... anda tudo doido!

Marta disse...

Sandrinha estou chocada, esse homem ...quer dizer...mestre??? do que? Da idiotice? Não gosto dele.