sexta-feira, 20 de abril de 2007

Do I.R.S.



Hoje foi dia de entregar o I.R.S.!
O facto de estar a viver na Suiça e conseguir fazer tudo pela internet, para começar, não deixa de ser extraordinário! Até liguei para as finanças da zona onde morava em Portugal para me esclarecerem uma data sobre a qual não tinha a certeza e foram super atenciosos... será que as finanças já funcionam em Portugal? (Sandrinha?? Acorda!!)
O preenchimento da declaração correu sem problemas o único pormenor foi na simulação... o valor foi de 0.00€!
Depois de ter gasto tantos €s com a manutenção do sorriso maravilha não quero pensar que não vou receber nem um cêntimo de reembolso!
Vou pensar que daqui a dois dias quando fôr consultar a declaração para fazer o "print" do comprovativo o valor vai ser diferente e de preferência elevado!!

6 comentários:

Caracol disse...

Como técnico especializado nessa matéria ( ou não...), deixa-me que te diga que esse valor "0,00" é estranho e normalmente só acontece quando não se fizeram retenções na fonte.

Se existem retenções na fonte, é muito estranho dar zero, não é impossível, mas seria uma grande coincidência.

Se não fizeste retenções, então é muito natural que seja zero.

Sandrinha disse...

caracol: Muito Obrigada!
Mas o 0.00 acontece mesmo se não fazendo retenções na fonte tenha o valor das despesas seja muito elevado?

Caracol disse...

Sim, porque só recebes reembolso de IRS se te tiverem retido algum indevidamente. Ou seja, tu pagas imposto sobre o que ganhas. Para não pagares tudo no fim do ano e para o estado tb ir recebendo ao longo do ano, existe a retenção na fonte. No fim do ano faz-se o acerto, se não tiveres feito retenções suficientes pagas a diferença, se tiveres feito retenções a mais recebes a diferença. Logo, sem retençõezinhas não há reembolsozinho. Sorry...

Sandrinha disse...

Caracol: Muito Obrigada mais uma vez!

Marta disse...

Caracol e Sandrinha vocês são uma seca, vou dizer ao Virgilio Matoso: http://olhamaisumblog.blogspot.com/ para se juntar a vós.

eu, do alto do meu salto disse...

Tens sorte em ter dado zero.... eu lá terei que pagar... :(